Feira de Matemática para despertar mentes brilhantes

“Achei uma ótima ideia! Além da socialização, haverá trocas de experiências e conhecimentos, mostrando que a matemática é faz parte do nosso dia a dia”. É assim que a aluna Pâmela Coan, de 17 anos, refere-se à I Feira de Matemática Mentes Brilhantes. Nos dias 1º e 2 de julho, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Aleyde Cosme, em Itarana (ES), estará aberta para apresentar muitas curiosidades e temas da disciplina aos visitantes.

A iniciativa partiu dos membros do grupo de estudo Matemática 100% (foto), que se basearam na proposta do Multicurso Matemática para idealizar a atividade. “Esta capacitação propicia momentos enriquecedores de aprendizado e, consequentemente, de novas ideias para o professor. O Multicurso vai além, pois oportuniza trocas de experiência com outros profissionais, oferece sugestões inovadoras e tecnológicas que nos fazem perceber que ensinar e aprender de forma diferente está ao alcance de nossas mãos”, relata Fernanda Tomasini, coordenadora do grupo e da Feira.

O evento será aberto a outras instituições de ensino do distrito e região. Todos poderão participar de visitas guiadas de acordo com a faixa etária. A ideia é mostrar a estudantes, educadores e convidados que a matemática é uma ciência que faz parte do cotidiano.

“Os trabalhos estarão divididos em 15 salas temáticas: ‘A matemática bate um bolão’, ‘A arte das formas’, ‘O mistério da pirâmide’, entre outras, que ocuparão toda a escola. Refeitório, quadra, salas e auditório estarão preenchidos por algum tema matemático. E os alunos serão escalados por turno para explicar seus projetos”, acrescenta Fernanda.

Alunos escolheram os temas

Durante a Feira, as turmas de 3º ano do Ensino Médio – série em que Pâmela Coan hoje está matriculada – ficarão responsáveis pela sala “No ritmo da Matemática”. O grupo da aluna é o “Perigo nos decibéis”. “Falaremos sobre a estrutura do ouvido, o que são os decibéis e o perigo que podem causar, mostrando por meio de gráficos o limite que o som pode ser escutado”, adianta.

Fernanda Tomasini conta que a escolha dos temas a serem expostos na Feira de Matemática ficou a cargo dos alunos. “Vimos conceitos como unidades de medidas, área, perímetro, circunferência, sequência, semelhança e potência, entre tantos outros antes estudados de forma abstrata, terem uma aplicação real e, além de tudo, se tornarem assuntos de interesse dos alunos”, comemora a professora.

O desenvolvimento dos trabalhos mobilizou toda a comunidade escolar. Pâmela comenta que os projetos apresentados pelos grupos de “No ritmo da Matemática” também contém conteúdo de física e biologia. “Os educadores das demais áreas de ensino estão nos apoiando em todos os aspectos. Alguns até aderiram ao projeto, como os professores de arte, física, educação física e inglês”, complementa.

Maior participação dos estudantes

De acordo com a educadora, um dos objetivos do Matemática 100% ao elaborar a Feira era fortalecer a relação professor-aluno, bem como a interação entre os estudantes. “Isso ajuda a otimizar o processo de ensino-aprendizado. Sem contar que é um ótimo recurso para rever conteúdos, pois o projeto é quase totalmente desenvolvido pelos alunos no horário extraescolar”, afirma.

A aluna Pâmela tem ótimas expectativas para a Feira. “Todos estão muito motivados. Espero me surpreender e aprender sobre as curiosidades matemáticas envolvidas no nosso dia a dia”, diz. E a professora acredita que os resultados da iniciativa já são percebidos. “Os alunos hoje respiram matemática em nossa escola. É gratificante ver o empenho e a expectativa dos alunos com os projetos. E em cada visita que nós, professores de matemática, fazemos aos grupos, há uma troca de aprendizado que propicia um enriquecimento único”, conclui a educadora.

Saiba mais sobre a I Feira de Matemática Mentes Brilhantes.

Uma ideia sobre “Feira de Matemática para despertar mentes brilhantes

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>