Do dia a dia para a sala de aula

Já reparou como o aprendizado fica muito mais fácil quando os conceitos podem ser aplicados ao nosso dia a dia? Com a matemática, não é diferente. Por isso, aproximar a disciplina da realidade dos alunos tem efeitos positivos no desempenho escolar.

Leandro Machado

Leandro Machado, coordenador de Tutoria do Multicurso, diz que atividades contextualizadas levam à reflexão e aumentam o poder de crítica

Para o coordenador de Tutoria do Multicurso Matemática Leandro Machado, a contextualização é fundamental tanto para o processo de aprendizagem quanto para a formação do indivíduo.

“Principalmente no mundo atual, onde as informações estão disponíveis ao alcance de um clique, são as reflexões sobre o que está sendo estudado e a forma como se leva esse aprendizado para nossas existências que fazem a diferença”, observa Leandro.

Ele cita como exemplo o uso da cultura de eucaliptos no Espírito Santo para contextualizar o ensino de Sólidos Geométricos, Volumes e outros conteúdos relacionados.

“A equipe apresentou aos professores da rede estadual, vídeos com depoimentos de trabalhadores, engenheiros agrônomos e pesquisadores mostrando dois diferentes processos de cálculo do volume de madeira em uma árvore. Foram elaboradas ainda, para o Roteiro de Estudos e os Cursos On-line, atividades que refletiam sobre os impactos social, econômico e ambiental da manutenção de tais florestas no estado”, conta.

Esse tipo de atividade realizada com os professores, segundo o coordenador, tem reflexos na sala de aula. “O trabalho resulta em aulas de matemática mais questionadoras, que interagem com outras áreas do conhecimento abordando temas atuais e permitem que os alunos sejam parte ativa no processo ensino-aprendizagem.”

Geoplano retangular

Geoplano retangular é um dos recursos que facilitam o aprendizado de conceitos da geometria, como áreas e perímetros

A professora mediadora da SRE de Carapina Cátia Aparecida Palmeira também vê na prática a importância dessa contextualização. Ela conta que no colégio onde atua – Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto, em Vitória – os pais de muitos estudantes trabalham na construção civil. Por isso, Cátia sempre procura dar exemplos relacionados ao assunto.

“No estudo da geometria, trabalho cálculos de perímetro e área envolvendo a profissão dos pais. As questões dos livros são importantes, mas criar situações que contemplam o cotidiano dos alunos é essencial. Eles ficam empolgados e se sentem orgulhosos”, afirma.

Leia também:

1 – O dia a dia com a matemática
2 – Alunos aprendem matemática com origami
3 – Por uma escola mais humana e moderna
4 – Professor de Itapema usa areia da praia para ensinar matemática e geometria
5 – A matemática do dia a dia
6 – Ensino contextualizado da matemática

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>